Segundo levantamento realizado pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês), o Brasil ocupou em 2022 o segundo lugar no ranking mundial de procedimentos cirúrgicos plásticos. Foram mais de 1,3 milhão de intervenções, estando as cirurgias faciais entre as mais procuradas.
Como qualquer cirurgia, é importante que, tanto o médico quanto o paciente entendam as reais motivações e as expectativas de uma cirurgia plástica no rosto. Ou seja, é necessário, por exemplo, avaliar se os benefícios valem os riscos envolvidos.
Escrevi este artigo para você conhecer as 5 cirurgias faciais mais procuradas e esclarecer suas dúvidas sobre esses procedimentos. Portanto, antes de “bater o martelo” sobre fazer ou não uma intervenção cirúrgica estética, continue esta leitura!
Há uma grande variedade de tipos de cirurgias faciais para corrigir imperfeições ou harmonizar o rosto. Porém, resolvi ser mais direto e listar os 5 procedimentos faciais mais procurados no Brasil. Confira a seguir quais são eles:
Começaremos por uma das cirurgias faciais mais comuns entre os brasileiros: a rinoplastia. Ela visa reduzir ou aumentar as estruturas nasais, seja para o(a) paciente respirar melhor ou para fins estéticos. Aliás, esse é um procedimento de harmonização facial.
Entretanto, um ponto importante que merece destaque é o fato do(a) paciente não ter total liberdade para escolher o formato do nariz. Isso ocorre porque ele será moldado em decorrência de vários fatores, como os de harmonização facial.
A recuperação de um paciente no pós-operatório de uma rinoplastia costuma ser de 7 dias, utilizando curativos e evitando o calor e os raios solares. Após esse tempo, o inchaço diminuirá gradativamente.
A mentoplastia (ou harmonização facial) é uma das cirurgias faciais que estão em alta há algum tempo. Ela visa harmonizar as linhas do rosto para promover um aspecto mais duradouro. Porém, este não é um procedimento tão simples, por ter como objetivo alterar os ossos do rosto, sendo necessário, em muitos casos, além da análise facial, uma odontológica.
Por meio da mentoplastia, é possível aumentar ou diminuir as proporções do queixo, nariz e de outras partes da face. A princípio, faz-se esse procedimento de três maneiras: pelo uso de porex, ortognática ou prótese de silicone.
Os pacientes submetidos a uma mentoplastia costumam se recuperar entre 6 e 12 meses. Mas podem retornar para sua casa depois de 1 ou 2 dias da realização do procedimento.
Considerada uma cirurgia plástica de rosto simples, a otoplastia é realizada com frequência para corrigir as chamadas “orelhas de abano”. Ela consiste na retirada da cartilagem extra da orelha, reposicionando-a mais próxima à cabeça.
Desde já, antecipo que esse é um dos tipos de cirurgias faciais que podem ser realizados, inclusive, em crianças. Porém, apenas a partir dos 5 anos, pois, dessa idade em diante, a orelha já está praticamente desenvolvida e não há o risco do procedimento ser revertido.
O tempo de recuperação de um paciente após a otoplastia gira em torno de 15 dias (utilizando uma faixa de tecido elástico compressivo 24 horas por dia), exceto no banho, para acelerar a cicatrização. Passado esse tempo, são mais 20 dias usando a mesma faixa, porém, apenas para dormir.
A aparência das pálpebras influencia bastante em termos de harmonização facial. Gorduras localizadas ou rugas nessa região passam uma imagem de cansaço. Em alguns casos, podem dificultar até mesmo a abertura dos olhos.
Nesses casos, a blefaroplastia é uma cirurgia facial bastante indicada para pessoas acima dos 40 anos. Seja para fins meramente estéticos ou funcionais, ela visa corrigir e melhorar o aspecto tanto da pálpebra inferior quanto da superior. Assim, obtém-se um rosto mais harmonioso e rejuvenescido.
Por fim, após sete dias da realização do procedimento, o(a) paciente já pode retornar ao trabalho e à sua rotina habitual.
Conhecido também como ritidoplastia, o lifting facial é uma cirurgia estética que visa tratar toda a área do terço médio inferior da face. A realização dela tem o objetivo de rejuvenescer o rosto e o pescoço de pacientes acima dos 40 anos, em avançado processo de envelhecimento facial, para resolver questões de:
Além disso, o lifting facial pode ser combinado com outros procedimentos, como a blefaroplastia. Em média, o tempo de recuperação de uma ritidoplastia leva de 20 a 30 dias, dependendo de cada caso.
Conforme adiantei no começo do artigo, a realização de cirurgias faciais, assim como qualquer procedimento cirúrgico, também estão suscetíveis a riscos. Por isso, é importante que tanto médico quanto paciente pesem antes os prós e contras para decidir algo tão importante.
Em geral, os riscos de uma cirurgia plástica facial são:
Além disso, é preciso considerar que existem pessoas mais suscetíveis aos riscos decorrentes de uma cirurgia plástica de rosto. Por isso, todo cuidado deve ser pouco!
Nesse grupo de pessoas suscetíveis a riscos em cirurgias faciais, destacamos:
Os cuidados pré e pós-operatórios são essenciais para que qualquer uma das cirurgias faciais seja bem-sucedida. Por isso, é fundamental escolher um(a) especialista capacitado(a) para lidar com o seu caso.
Além disso, é necessário que o paciente também se comprometa a seguir à risca o que for combinado antes e depois da realização da cirurgia plástica. E os cuidados variam conforme a intervenção cirúrgica feita.
Entretanto, alguns cuidados pré-operatórios costumam ser comuns na maioria dos procedimentos. Entre eles, posso citar:
Já os cuidados mais comuns no pós-operatório são: repousar por um determinado período de dias, utilizar curativos, ou medicamentos, e ter um acompanhamento médico.
Embora tenha frisado isso ao longo do conteúdo, não custa lembrar: se você quiser realizar cirurgias faciais, é imprescindível que elas sejam feitas por um profissional capacitado!
Possuo uma longa experiência, expertise e capacitação necessárias para a realização de cirurgias plásticas faciais. Se você planeja fazer uma cirurgia plástica no rosto, podemos conversar e definir qual é a melhor para o seu caso? Marque a sua consulta comigo! Será um prazer recebê-lo(a)!
Dr. Fernando Fonseca
Médico Cirurgião Plástico
CRM 7728 / RQE 3135