A rinoplastia é a cirurgia plástica que busca a melhora na aparência e na funcionalidade do nariz. Considerada o pilar da estética facial, ela está ligada diretamente à autoestima da pessoa. Portanto, esse é um procedimento que precisa ser feito com muito cuidado e por um especialista.
A rinoplastia realça a harmonização facial, podendo aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir o “osso” ou “calo” que, em alguns casos, é um incômodo.
No passado, a cirurgia tinha uma recuperação mais longa, que durava em média 15 dias com o curativo. Hoje, com o avanço das técnicas, o(a) paciente permanece com o curativo por uma semana. Em seguida, começa a ser liberado para suas atividades mais simples.
Vamos, agora, entender como é realizada a cirurgia de nariz. Confira!
Como mencionado, a rinoplastia atua tanto na estética quanto nas funções do nariz, como a respiração. No que diz respeito à estética e formato, o procedimento remodela as seguintes características do nariz:
Agora que você já conhece esses objetivos da rinoplastia, vou te explicar como ela é feita. Veja a seguir!
Existem duas técnicas possíveis na realização da rinoplastia: aberta ou fechada. Quando preciso mexer na giba (ossinho) ou no ângulo (empinando a ponta), geralmente realizo a rinoplastia fechada, procedimento um pouco mais conservador, no qual é feito um corte por dentro do nariz, contornando internamente as duas narinas.
Quando o caso do(a) paciente é a alteração na estrutura da ponta do nariz, a técnica a ser utilizada é a rinoplastia aberta, que requer um corte na pele na parte externa (a columela).
Para a realização da rinoplastia, é necessário aplicar anestesia geral. Lembrando que todas as cirurgias são acompanhadas por um(a) médico(a) anestesista, que monitora e controla as atividades cerebrais do(a) paciente.
Para modificar a ponta do nariz, geralmente realizo a rinoplastia aberta, que permite afinar a ponta quando ela é mais arredondada ou quando o nariz é mais quadrado e largo, além de levantar a ponta quando ela é mais caída.
Para isso, podemos cortar a cartilagem, retirar parte dela para afinar, quando necessário, além de fazer enxertos de cartilagem. Essas técnicas permitem alcançar a harmonização facial do(a) paciente, com um nariz mais próximo ao que ele(a) deseja.
A rinoplastia aberta resulta em uma cicatriz na columela (na parte de baixo do nariz, entre as duas narinas). Com comprimento entre 1 e 2 cm, fica bastante discreta e delicada. Como toda cicatriz, ela não desaparece, mas só pode ser vista se o(a) paciente levantar o rosto.
Entre os primeiros sete a dez dias, o(a) paciente precisa ficar licenciado do trabalho. É possível que, nesse período, ele(a) tenha dificuldades para respirar, o que é normal, já que mexemos na parte funcional do nariz. Outro sintoma comum e esperado é a região do nariz e olhos ficar um pouco roxa, desaparecendo com o passar dos dias.
Em relação à prática de exercícios físicos, recomendo um retorno para atividades leves, como a caminhada, após 15 a 20 dias. Para outros exercícios, que exigem maior esforço, é necessário ficar afastado(a) entre 40 e 45 dias.
Como citado no começo deste conteúdo, é imprescindível que a rinoplastia, como qualquer outra cirurgia plástica, seja feita por um profissional capacitado! Possuo diversos procedimentos realizados e a experiência necessária para fazer uma cirurgia com ótimos resultados e uma recuperação tranquila.
Gostaria de conversar sobre a sua rinoplastia? Marque a sua consulta comigo! Será um prazer recebê-lo(a)!
Dr. Fernando Fonseca
Médico Cirurgião Plástico
CRM 7728 / RQE 3135