Cirurgia plástica para modelar o corpo

Cirurgia plástica para modelar o corpo

Quem não gosta de se sentir bem com a própria imagem? Além de ser fundamental para a autoestima, quando estamos satisfeitos(as) com a nossa aparência física, é natural nos sentirmos mais confiantes, o que se reflete em todas as áreas da nossa vida. 

Por isso, a cirurgia plástica pode ser uma ótima opção para quem deseja melhorar a aparência física e, consequentemente, sentir-se melhor consigo mesmo(a).

As cirurgias plásticas que modelam o corpo são cada vez mais procuradas, oferecendo aos pacientes a oportunidade de conquistar a tão sonhada silhueta. 

Neste texto, vamos explicar como são feitas algumas das principais cirurgias plásticas que têm o objetivo de modelar o corpo, quando são indicadas e quais são os cuidados pré e pós-operatórios. Confira mais a seguir!

As principais cirurgias plásticas para modelar o corpo

Quem procura modelar o corpo por meio de procedimentos cirúrgicos pode recorrer a uma das opções a seguir.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa remover o excesso de pele e gordura da região abdominal, além de corrigir a diástase (afastamento) dos músculos abdominais, que pode ocorrer após gestações ou grandes perdas de peso. 

Ela é indicada para pessoas que possuem flacidez nesta região, mas que mantêm uma boa saúde geral. É importante ressaltar que essa cirurgia não é uma alternativa para a perda de peso.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura, em média, 3 horas. O cirurgião faz uma incisão na região abdominal, removendo o excesso de pele e gordura e reposicionando os músculos para a sua posição original. A cicatriz fica na região pubiana, podendo se estender até a parte inferior das costas.

Gluteoplastia

A prótese de glúteos, também conhecida como gluteoplastia, tem como objetivo aumentar o volume dos glúteos, proporcionando uma aparência mais arredondada e definida. É indicada para pessoas que possuem pouco volume nos glúteos ou assimetria na região.

Essa cirurgia plástica é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 2 horas. Nela, o cirurgião faz uma incisão no sulco interglúteo e introduz uma prótese de silicone dentro do músculo glúteo. A cicatriz é discreta e fica escondida no sulco interglúteo, entre os dois glúteos.

Lipoaspiração e lipoescultura

A lipoaspiração consiste na remoção de gordura localizada por meio de uma cânula (tubo fino) inserida na pele. A gordura é aspirada por meio de um aparelho especializado, que faz a sua sucção em áreas específicas do corpo, como abdômen, flancos, coxas e braços. 

O objetivo da lipoaspiração é eliminar a gordura em excesso e melhorar a definição do contorno corporal.

Já a lipoescultura é um procedimento que combina a lipoaspiração com a utilização da gordura retirada para moldar outras áreas do corpo ela é tratada e purificada para que possa ser utilizada para preencher áreas que precisam de volume, como os glúteos, as mamas, o rosto e as mãos. 

Dessa forma, além de remover a gordura localizada, a lipoescultura permite a modelagem de outras áreas do corpo.

Quais são os cuidados pré e pós-operatórios?

Em qualquer um dos procedimentos cirúrgicos mencionados, é fundamental seguir todas as orientações do seu cirurgião plástico antes e depois da cirurgia. 

Os cuidados pré-operatórios incluem:

  • Evitar o uso de medicamentos que possam comprometer a coagulação do sangue;
  • Seguir uma dieta equilibrada e saudável;
  • Evitar o consumo de álcool e cigarro.

Já no pós-operatório, além de seguir as orientações médicas com relação à alimentação, repouso e atividades físicas, é indispensável comparecer às consultas de retorno para avaliação do processo de cicatrização.

Tempo de recuperação e retorno às atividades

O tempo de recuperação varia de acordo com o procedimento realizado e a resposta individual de cada paciente. No entanto, em geral, após 10 dias, muitos pacientes já conseguem retornar ao trabalho, desde que não exijam esforço físico intenso. 

Cada cirurgião plástico pode ter abordagens e técnicas específicas. Portanto, é fundamental seguir as orientações do cirurgião plástico quanto ao tempo de repouso e à retomada das atividades físicas e laborais, garantindo assim uma recuperação adequada e resultados satisfatórios.

Agende a sua consulta

Interessou-se por alguma cirurgia plástica mencionada? Agende a sua consulta comigo e terei o prazer de atendê-lo(a) e orientá-lo(a) adequadamente sobre o tratamento. Espero você!

Dr. Fernando Fonseca

Médico Cirurgião Plástico

CRM 7728 / RQE 3135