
O Contorno das bochechas é definido, principalmente, pelo corpo adiposo bucal (Bola de Bichat). Essa é a estrutura gordurosa que forma o contorno das bochechas.
Quando a Bola de Bichat está aumentada a conformação do rosto passa a ficar arredondada, o que incomoda muitos pacientes.
A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é a Bichectomia, que recentemente tem aparecido muito nas mídias, com a cirurgia da bochecha!
Qual o tempo da cirurgia?
Trata-se de um procedimento simples, realizado sob anestesia local, com ou sem sedação, que dura em torno de 40 minutos.
Qual o tempo de recuperação?
O afastamento das atividades habituais normalmente não é necessário mais do que 2 a 3 dias, exceto para aqueles pacientes onde o inchaço possa ser um fator que comprometa o trabalho.
Ocorre a piora desse inchaço nos primeiros 3 dias, que habitualmente é resolvido em torno de 1 semana.
Quais os riscos de uma Bichectomia?
Normalmente é uma cirurgia com um custo benefício muito grande, em que os riscos são mínimos. Fato importante é atentar-se para a realização com um profissional capacitado, pois mesmo com riscos baixíssimos, a face é um local com estruturas importantes em que a lesão pode causar a assimetrias (nervos faciais). Há, também, o ducto parotídeo, um canal que leva a saliva da parótida até a boca. Lesões desse ducto também são raras nas mãos de um Cirurgião Plástico, mas podem ocorrer e levam a uma lesão de difícil tratamento.
A Bichectomia é o único procedimento para as bochechas? É o indicado para mim?
A Bichectomia é um dos procedimentos que melhoram o contorno facial.
Somente uma consulta com um Cirurgião Plástico irá esclarecer qual o melhor tratamento para cada caso.
Há pacientes que têm um rosto mais largo em que a causa pode ser a hipertrofia do músculo masseter, o que também pode ser facilmente tratado.
Quando há flacidez de pele o lifting pode ser considerado juntamente com a Bichectomia ou outros procedimentos.
A famosa papada (acúmulo de gordura abaixo do queixo) também pode exigir tratamento para que haja um contorno facial mais adequado.

Você tem interesse por este procedimento?
Agende uma consulta e saiba mais sobre ele.
Dr. Fernando Fonseca
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de MInas Gerais, UFMG, em 2007, o Dr. Fernando Fonseca se especializou em Cirurgia Plástica durante a sua residência na Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS...
